“Este livro é para todos os jovens – de corpo ou de espírito – que ainda acreditam que o romantismo é a maior riqueza da alma.”
Ganymédes José foi um autor brasileiro, nascido em 1936 e que fez sucesso na literatura infantil brasileira nos anos 70 e 80. O livro “A Ladeira da Saudade” foi publicado pela primeira vez em 1983 e é um livro infanto juvenil que traz em seu enredo o romance entre Lília e Dirceu.
Esse é um dos livros que eu mais li na vida. Em tempos em que não existia a facilidade de comprar o livro em um dia e receber no outro, a forma que eu tinha de variar as minhas leituras era pescando títulos na biblioteca das pessoas conhecidas. Uma dessas pessoas era minha tia com quem eu compartilho o carinho pelos livros e diversas leituras até hoje. Muitas vezes, durante as férias eu lia e relia os livros que tinha em casa ou os que pegava com ela e tantas vezes eu peguei esse em específico que ela acabou me dando.
O amor de Lília e Dirceu
O livro conta a história de Lília (Marília), uma menina de 16 anos, de classe média, que termina o namoro com um rapaz também de classe média e que, aos olhos de sua mãe era um excelente pretendente. Porém, Lília não aguenta nem ouvir a voz de Marcos César e não concorda em nada com a opinião de sua mãe, o que causa certo desgaste entre as duas. Mas eis que a família recebe a visita de Tia Ninota, tia do Dr. Rui, pai de Lília e que mora em Ouro Preto. O pai então sugere que a filha vá passar uns dias em Ouro Preto com tia Ninota e é aí que a história se desenrola.
Ouro Preto como pano de fundo
Não há como ler a Ladeira da Saudade, com suas descrições e referências históricas e não querer conhecer a bela cidade, com suas ladeiras e obras de Aleijadinho. Os personagens também são encantadores e você se sente andando pelas ruas da cidade com eles. Sempre que leio esse livro eu me sinto completamente imersa no enredo e próxima a cada um dos personagens. Inclusive, ele despertou em mim há muitos anos a vontade de viajar para Ouro Preto e conhecer pessoalmente os diversos lugares em que se passa a narrativa. Além disso, o livro também faz referência a poetas, músicas e artistas brasileiros…
Leitura leve e simples
Sabe aquele livro pra ler antes de dormir? Leve e gostoso, é indicado para qualquer faixa etária sendo classificado como um livro infanto-juvenil.
Onde encontrar o livro:
Link: https://amzn.to/3TbNLSO